No décimo encadernado da série Homem Animal a ser publicado no Brasil e o penúltimo da Fase Jamie Delano, em Formas Misteriosas continuamos acompanhando Buddy Baker, o Homem Animal, enquanto ele continua a resolver sua crise de poderes, sendo obrigado e rever a sua relação com o Vermelho, a grande rede que une todos os seres vivos da Terra. Ao mesmo tempo, O super herói tem problemas familiares a resolver, quando sua filha, a pequena Maxine, começa a manifestar poderes semelhantes aos seus, assustando os habitantes da pequena cidade onde agora vivem, na casa de Mary, sogra de Buddy. Algumas personagens de arcos anteriores voltam a surgir, enquanto uma nova personagem feminina é introduzida, e tudo estranhamente converge para a fazenda de Mary, que se torna uma espécie de comunidade matriarcal, onde os únicos do sexo masculino são Buddy e seu filho, Cliff.
O encadernado tem a arte de Will Simpson (Hellblazer), do sempre competente Steve Pugh (Santos dos Assassinos, Hellblazer) e de Russ Braun, e além disso traz uma história ligada a Cruzada das Crianças, um crossover que interligou vários títulos do selo Vertigo na época.
Esse volume quase não tem lutas, nenhum supervilão ou qualquer tipo de ação a que os leitores de HQs mainstream possam estar acostumados. Pelo contrário: Delano nos entrega longas sequências de conversas altamente verossímeis entre mulheres, um Buddy Baker contemplativo, que é obrigado a repensar sua vida após um acontecimento trágico em sua família e muitas cenas oníricas e surreais. Mas não estou dizendo com isso que o encadernado é ruim. Longe disso! Nos eventos contidos em Formas Misteriosas, Delano avança a trama e dá pra sentir que ele nos prepara para uma conclusão espetacular, a ser revelada no próximo encadernado da série, Praga Vermelha, anunciado ainda para esse ano, e que finaliza seu run no título. Certamente, uma HQ que honra o selo Vertigo, e uma das ótimas surpresas deste ano!
Compila as edições #64 a #70 de Animal Man e Animal Man Annual #1.
244 páginas. Capa cartonada.
R$29,90.