Leitura da Quarentena #07: SABRINA

Muitos momentos da vida nós paramos, analisamos e pensamos “Que diabos tem na cabeça do presidente? de um teórico da conspiração?” E provavelmente nunca dê para chegar em uma conclusão. A HQ Sabrina escrita e desenhada por Nick Drnaso e publicado em 2020 pela editora Veneta, nos ajuda a ver como a teoria da conspiração pode destruir a vida de uma pessoa.

Calvin recebe seu amigo de escola Teddy para passar um tempo em sua casa. Teddy perdeu sua namorada, Sabrina, ela está desaparecida por alguns dias e existe a suspeita que ela esteja morta. Teddy possui vários problemas de personalidade por conta do incidente com Sabrina. Não consegue se comunicar direito, nem mesmo se alimentar. Ele apenas deseja que Sabrina tenha sido sequestrada e que esteja viva, esperando ser resgatada.

Calvin tinha uma vida até que bastante saudável, tendo amigos no trabalho e gostando de sua função que é uma espécie de segurança da informação dentro do governo norte americano. Sua vida está em um momento decisivo, onde está entre aceitar um cargo em outro estado ou se mudar para próximo de sua filha que mora com a mãe em um lugar diferente.

Calvin tenta de todas as formas ajudar Teddy, porém a apatia do amigo é grande e começa a afeta-lo. Calvin começa a não se sentir confortável em sua casa, e a presença de Teddy o deixa constantemente tenso e triste. Mas ele compreende o problema do amigo e não vê problemas em continuar ajudando.

Porém o problema de convivência com o amigo era só o início de seus problemas. O caso de Sabrina ganha repercussão nacional e cai em discussões de teóricos da conspiração na internet. Diversas pessoas começam a tentar explicar o sequestro, juntando o crime com suas ideias mais esquisitas sobre o mundo para revelar uma grande conspiração que envolve o governo dos Estados Unidos, Sabrina, Calvin e Teddy. Alguns dizem que ela forjou o sequestro e está vivendo em um local secreto em que todos vivem ali como cobaias de uma sociedade perfeita.

As teorias da conspiração vão evoluindo até o ponto em que o nome de Calvin é envolvido. Ele começa a receber e-mails de teóricos da conspiração pedindo para que coopere com eles revelando informações importantes da história secreta de Sabrina. Os e-mails começam mais amigáveis, mesmo com pedidos absurdos, as pessoas ainda se mostram educadas e tentam argumentar de alguma forma, mesmo que os argumentos sejam delírios coletivos de um pequeno grupo barulhento na internet.

Teddy ao mesmo tempo, começa a consumir conteúdos via um programa de rádio de um teórico da conspiração. Nesse programa são citados vários temas, inclusive o caso de Sabrina, e as histórias do teórico da conspiração parecem de alguma forma confortar o sofrimento de Teddy, pois no mundo ficcional criado no programa, existia uma possibilidade real de Sabrina estar viva.

Portanto Sabrina estando viva, a vida de Teddy voltaria ao normal. Sem contar o aspecto de que a teoria o ajuda a entender o mundo caótico em que vive, não faz sentido alguém sequestrar sua namorada, e a angústia de tudo isso ter acontecido sem uma narrativa, sem um sentido propriamente dito, torna o sofrimento de Teddy ainda maior. A teoria da conspiração começa a mudar seu humor para a raiva contra o mundo, inclusive seus comportamentos se tornam mais agressivos até com Calvin.

Enquanto Teddy passava a consumir teorias da conspiração e se tornava mais agressivo, Calvin já passara da fase de receber e-mails educados solicitando sua ajuda para revelar a verdade oculta sobre a morte de Sabrina, e começava a receber ameaças, inclusive de morte, fotos de sua casa e de onde sua filha mora. Esse é o momento onde o estresse de Calvin atinge níveis fora do normal, e sua vida vira de cabeça pra baixo. Os teóricos da conspiração começam a deixa-lo paranoico, tiram seu sono e a liberdade de escolha em sua vida.

A vida de Calvin começa a ser destruída por conta de teóricos da conspiração da internet e sua cisma em tentar justificar o mundo de forma que faça sentido a eles. Infelizmente hoje, a coisa parece evoluir cada vez mais e teorias desse tipo e fake News são utilizadas para eleger chefes de estado e colocar ministros no poder. Pois é muito conveniente pensar que seu país não é de primeiro mundo, pois existe uma ameaça comunista que o impede de ser verdadeiramente capitalista.

As perseguições e as teorias da conspiração, além de destruírem a estranha relação de Calvin e Teddy, também obrigaram Calvin a tomar uma decisão que não gostaria. A decisão tem relação a ficar perto ou longe de sua filha e aceitar um novo emprego que lhe pagará melhor. Sua vida foi mudada, pois não sabia mais se teria segurança ou paz para manter seus planos originais.

Sabrina é um quadrinho que lhe faz se questionar o que pensa um teórico da conspiração, mas você termina sem resposta. Porém você termina essa HQ com receio do que as pessoas podem fazer com suas crenças por fatos distorcidos da realidade. Sabrina foi vítima de um crime, e sua família sofreu muito com tudo que aconteceu, mas as pessoas ainda deram um jeito de deixar tudo ainda mais difícil por nada. Apenas para tentar justificar suas “terraplaníces” com a desgraça alheia, mas o verdadeiramente preocupante é que os teóricos da conspiração, parecem acreditar em suas teorias da conspiração. Justamente por isso é tão importante estar atento e buscando a verdade, para que não sejamos os próximos Calvin ou Teddy.

Rac John
Viajando em um túnel infindável de dados, tentando juntar os fragmentos corretos da loucura cotidiana que o mundo produz sob a sombra de caracteres. Meu nome é Rac John, e te convido a se deixar envolver pela loucura.

Deixe um comentário