Resenha Relâmpago: CRÔNICAS DO FANTASMA VOL. 1

Existem leitores que são grandes admiradores de quadrinhos de super heróis, amantes das lendárias cenas de ação, dilemas épicos e momentos drásticos de tensão e claro, doses cavalares de heroísmo, mas existem momentos que nós leitores podemos ficar um pouco enjoados desse gênero “mainstream”, mas ainda assim não queremos larga-lo, (soou meio matrimonial?), é aí que personagens como o Fantasma entram em ação. Ele não usa capa, nem voa, muito menos ergue um prédio com os braços, mas ele pode proporcionar novas aventuras para os amantes do gênero.

“Crônicas do Fantasma VOL. 1” como o próprio título sugere, são compilados de histórias clássicas do personagem, lançado pela editora Mythos, essas histórias foram publicadas originalmente em tiras de jornais entre 1943 e 1960, sobretudo é uma publicação história, onde tomamos contato da essência do Espirtio-Que-Anda com os autores originais: Lee Falk nos roteiros, Ray Moore (primeiro desenhista do Fantasma) e seu assistente Wilson McCoy.

A riqueza das histórias está justamente na simplicidade de seu enredo, incrementado com falas e reflexões brilhantes colocadas de forma minuciosa, mas que sem sombra de dúvidas, elevam o nível das aventuras de nosso protagonista, e aqui temos um ponto fundamental, o próprio Fantasma. Ele não está sempre presente nas tramas, do início ao fim, mas sua fama se vê logo de imediato na primeira história, sempre como um ser misterioso, oras mítico, oras místico, um super herói ou um espírito, não se sabe ao certo, e aí que está a graça, durante a leitura você está sendo apresentado a essa grande entidade criada pelo povo, o Espírito-Que-Anda, além disto os demais personagens são muito bem desenvolvidos. Durante as histórias vemos a importância que o Fantasma tem na selva em que vive, como lida com os animais, como ele raciocina a política, punição, armas de fogo, obviamente dependendo de quem lê não é “lá-aquelas-novidades”, mas ainda assim vemos um protagonista que preza a harmonia do seres, pensa calmamente e age na hora certa, isto pode fazer bem para crianças.

Qualquer comentário profundo aqui sobre alguma cena poderá acarretar em “spoiler”, pois são histórias rápidas de se lerem, mas ao adentrar o mundo do Espiríto-Que-Anda você encontrará situações em que ele terá de provar a inocência de um recém recrutado Patrulheiro da Selva envolvido num roubo de banco, terá de salvar uma criança de um sequestro, terá de combater caçadores inescrupulosos, lidar com canibais e muito mais.

Claro que estamos falando aqui de histórias feitas entre os anos 40 e 60 por criadores do mercado americano, então é possível constatar alguns clichês culturais da época, mas nada de outro mundo, sobretudo as histórias são curtas e divertidas, ótimas pra qualquer leitor que goste de boas aventuras e resoluções inteligentes. Os desenhos são bem feitos e podemos notar grande preocupação nas feições dos personagens, pois conseguimos identificar sentimentos e emoções apenas ao olhar seus rostos, e por mais que os quadros da HQ sejam pequenos para o padrão atual, ainda assim os desenhos são ricos em detalhes, principalmente quando é preciso mostrar a floresta chamada “Éden”, lugar que o Fantasma mora e ajuda a proteger.

“Crônicas do Fantasma VOL. 1” é uma ótima leitura tanto para pessoas que ainda não conhecem o personagem, como aquelas que já são fãs (quem sabe talvez estas ainda não conheçam essas histórias?). Os elementos que compõem a mitologia do Espirito-Que-Anda, incluindo os demais personagens clássicos, vão sendo introduzidos aos poucos, e vamos criando aquela empatia familiar com cada um deles, nos afeiçoando com suas características marcantes. O roteiro é fluído, os diálogos não são cansativos, e ainda temos um narrador que não deixa ninguém se perder na trama (como se isso fosse possível num roteiro tão límpido como água). O bom de tudo isto é saber que não para por aí, estamos apenas no “VOLUME 1” dessa coleção. Quem sabe logo logo, possamos postar novas resenhas de Fantasma? Deixe seu comentário. Até breve!

Editora Mythos.
100 páginas.
Capa mole.
R$ 26,90

Curtiu essa resenha? Então siga essa Zona nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo! Textos todas as terças, quintas e sábados.

Instagram: @zonanegativa2014
Facebook: Zona Negativa
Site: zonanegativa.com.br

Goes Murdock
Ler e escrever é uma necessidade diária assim como comer.

Deixe um comentário