Resenha Relâmpago: DYLAN DOG #6 – O GUARDIÃO DA MEMÓRIA

A maioria das memórias não são confiáveis. Tudo que presenciamos, o que nos é dito, sentimentos, momentos chave em nossa vida, experiências, traumas… O cérebro continuamente insere fragmentos do presente em lembranças do passado, “atualizando” a memória com as nossas novas experiências. Isso afeta diretamente a recuperação de lembranças antigas, que podem ser meras projeções de nossos sentimentos e vivência atual. Especialistas dizem que a memória foi construída para ser contemporânea, adaptando-se a um ambiente em constante mudança, nos ajudando a lidar com o que é importante agora. Dito isso, quem somos nós, se não histórias que contamos a nós mesmos? Seria o passado uma ilusão? O quanto nossos episódios de amnésia e lacunas na memória influenciaram o curso de nossas vidas e quais efeitos produziram na dos outros? Se o cérebro edita continuamente nossa memória como parte de um mecanismo que nos ajuda a sobreviver, quão danoso seria vivermos com a memória plena, livre de falhas e omissões?

Na trama escrita e desenhada por Carlo Ambrosini, o investigador do pesadelo deve ajudar uma entidade angelical moribunda conhecida como Pastorius, o guardião da memória. Após falhar em sua missão e ceder aos pecados terrenos, Pastorius foi condenado ao inferno e tem poucos dias de vida. E para ajudar o anjo caído a reparar seus erros, Dylan Dog deve confrontar suas memórias para entender a missão que lhe foi dada. Toda a narrativa de Ambrosini caracteriza-se por uma grande oscilação entre realidade e sonho, propositalmente deixando o leitor tão perdido quanto o próprio Dylan, preso em um pesadelo contínuo. Em meio a isso, o investigador tem que lidar com demônios, a burocracia do inferno, as lacunas em suas memórias e com a própria morte. E também com dois Grouchos!

Essa é uma das melhores histórias publicadas nessa segunda série da Mythos, com o meu tipo de roteiro favorito para o personagem. Levanta questões interessantes, traz as ótimas referências de sempre, com uma história bem amarrada e instigante que conduz os mistérios e reviravoltas até o gran finale, que não decepciona. Possui todos os elementos característicos das histórias Dylandoguianas que os fãs do investigador do pesadelo se acostumaram a apreciar.

Editora Mythos
Compila a edição #108 de Dylan Dog
P&B, 100 páginas, R$26,90

Reinaldo Almeida Jr
Reinaldo Almeida Jr, também conhecido como Ray Junior, é narrador de RPG, leitor inveterado e um apaixonado por quadrinhos que anseia fundar seu próprio clube da luta de cultistas a deuses lovecraftianos, viajar pelo multiverso em busca de suas outras versões de terras paralelas para lhes contar que nada é verdadeiro e tudo é permitido, dando início a revolução invisível que nos elevará a quarta dimensão.

Deixe um comentário