Resenha Relâmpago: HEAVY METAL #1

Após amargarmos o cancelamento da Juiz Dredd Megazine, um dos mixes mais bacanas já publicados no Brasil, a editora Mythos retorna com essa publicação, que reúne quatro séries da 2000AD, a tradicional publicação britânica semanal de ficção científica e fantasia. Heavy Metal consiste de uma “temporada” de 5 edições, para fechar os arcos que se iniciam neste primeiro número. O grande acerto aqui, em minha opinião, foi deixar o Dredd um pouquinho de lado e introduzir outras ótimas séries ao público brasileiro. Com cerca de quarenta anos de material de ótima qualidade a ser publicado, o desafio aqui deve ter sido escolher dentre tantos clássicos da 2000AD. E a seleção foi acertadíssima. Vamos a ela:

█ Guerreiros ABC – A saga de robôs guerreiros criados para lutarem as guerras dos humanos. Os robôs, com sua consciência artificial superior, sempre são envolvidos em confrontos alucinantes. O arco “A Guerra Volgana”, história escolhida para esta temporada, é o conflito que deu início à saga dos robôs. Massavéio feito do jeito certo, e a série mais Heavy Metal da publicação, literalmente hehehehehe. Criado por Pat Mills (Garantia de uma puta HQ!!!) e com a arte digital deliciosamente bizarra de Clint Langley.

█ Sláine – O Guerreiro da Mãe-Terra não é um desconhecido dos leitores brasileiros. Após algumas edições publicadas pela falecida Pandora Books e mais algumas na Juiz Dredd Megazine, Sláine está de volta nesse mix! E no início de uma nova fase, o que faz desse arco um ponto de entrada para leitores iniciados e não iniciados embarcarem ou retornarem às aventuras do Bárbaro Celta e seu parceiro e melhor alívio cômico de todos, o anão Ukko. Novamente com Pat Mills nos roteiros e Clint Langley na arte.

█ Mundo dos Labirintos – Uma fantasia à la Heavy Metal (ops!) onde vemos Arthur Cadman, um condenado à morte na Inglaterra dos dias atuais ser misteriosamente transportado a uma dimensão conhecida como Mundo dos Labirintos. Lá ele é confundido com uma figura folclórica conhecida como “O Encapuzado” e se envolve em uma conspiração que trama depor o déspota desse mundo bizarro, composto de inúmeros labirintos. O título mais viajante e com um ritmo mais lento, uma trama interessante que tem tudo pra crescer nas próximas edições, escrito por Alan Grant e com arte de Arthur Ranson, um traço cuidadoso e detalhado, que ao mesmo tempo em que lembra bastante o britânico John Ridgway (de Hellblazer Origens) também faz a história ter uma “cara” de gibi europeu. Fantasia um pouco fora dos padrões, mas ainda assim, fantasia da boa!

█ Contos de Teelguth – Uma série composta por histórias curtas fechadas, algo que a 2000AD sempre teve em suas páginas (e parabéns à equipe editorial da Mythos por sacar e reproduzir essa faceta bacana da 2000AD aqui!), que mostra o terrível mundo de Telguuth, onde criaturas sombrias e sobrenaturais sempre estão a espreita, e seus habitantes humanos mais gananciosos sempre pagam pelos caprichos de tais criaturas. Pequenos contos de malevolência. Este primeiro conto, apesar de um final previsível que vemos chegar a um quilômetro de distância, é bastante divertido e mostra todo o potencial que este mundo perverso pode conter.

Pra quem está meio cansado da dobradinha Marvel/DC de sempre e está na procura por títulos fora desse eixo para acompanhar, a Heavy Metal da Mythos é a nossa sugestão aqui na Zona. Eu optei por ignorar a polêmica em cima do nome escolhido para a publicação, alegando que houve uma tentativa de se aproveitar da marca Metal Hurlant. Pelo teor brutalidade + fantasia predominante nos títulos do mix, não poderia haver título mais apropriado para essas histórias de peso, e esta revista merece o nome. As séries da 2000AD são como pizza: Até quando não é excelente, ainda é muito bom. As histórias aqui são acima da média da maioria dos comics americanos que inundam as bancas, e a seleção aqui é fantasticamente heavy! Consumam sem moderação.

100 páginas. Capa cartonada.
R$24,90

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz é um dos Grandes Antigos da Zona Negativa, ou sejE, um dos membros fundadores, e decidiu criar o blog após uma experiência de quase-vida pela qual passou após se intoxicar com 72 tabletes de vitamina C. Depois disso, desenvolveu a capacidade de ficar até 30 segundos sem respirar debaixo d’água, mas não se gaba disso por aí.

Ele também tem uma superstição relacionada a copos de cerveja cheios e precisa esvaziá-los imediatamente, sofre de crises nervosas por causa da pilha de leitura que só vem aumentando e é um gamer extremamente fiel: Joga os mesmos games de Left For Dead e Call of Duty há quase 4 anos ininterruptos.

Eduardo Cruz vem em dois modos: Boladão de Amor® e Full Pistola®.

Deixe um comentário