Esta é uma história imaginária… E não são todas?

O título desse texto é a frase final da primeira página de O Que Aconteceu ao Homem de Aço?, história em quadrinhos escrita por Alan Moore em um possível cenário onde seria a última história do Superman. A frase é intrigante, mas onde Moore quis chegar com essa pergunta?

É possível imaginar que ele questionou se todas as histórias não acontecem unicamente na imaginação, sejam as histórias do Superman ou as baseadas em fatos, no geral existe uma certa valorização quando uma história é baseada em fatos, inclusive esse aspecto muitas vezes é utilizado como artifício de marketing na campanha de diversos filmes.

Porém, depois que um fato acontece ele só pode ser reproduzido na imaginação. Seja o relato da queda de um amigo a outro ou o ato de imaginar uma nova aventura do Superman. A importância que uma história terá pra você, será a importância que você atribuirá e como a ideia lhe ressoará emocionalmente.

Portanto não é de estranhar que o Superman seja um símbolo de grande importância na vida de uma pessoa. Esse personagem realmente representa o princípio da esperança de forma tão intensa para algumas pessoas, são oitenta anos de história dando exemplos e participando do cotidiano de milhões de pessoas. Existindo assim até como uma forma de entidade em nosso mundo que está estampado por todo lado nos lembrando de seus princípios e suas histórias.

Isso pode ser lido como uma espécie de entidade, um novo deus, como preferir. Porém uma outra possível leitura é encarar esses personagens e histórias como meme.

Memes são qualquer unidade de imitação e transmissão cultural que podem se organizar e influenciar a evolução humana. Essa afirmação foi retirada de uma fala do professor Gazy Andraus que se baseou na obra de Richard Dawkins para fazer tal afirmação.

Pensando dessa maneira, o Superman e suas histórias são memes tão influentes, na verdade até mais do que muitas histórias baseadas em fatos. Uma história imaginária que se perpetua na mente das pessoas e se reproduz através de muitas décadas.

Para exemplificar tanto o poder de influência de um meme, Dawkins diz que seu colega N. K. Humphrey resumiu bem o motivo de um meme se propagar

“Os memes devem ser considerados estruturas vivas, não apenas metafórica, como também tecnicamente. Quando planta um meme fértil na minha mente, você literalmente parasita o meu cérebro, transformando-o num veículo de propagação do meme, da mesma maneira que um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira. E isso não é apenas modo de dizer – o meme para a ‘crença na vida depois da morte’, por exemplo, é de fato efetuado fisicamente, milhões de vezes seguidas, como uma estrutura nos sistemas nervosos de seres humanos individuais espalhados por todo o mundo.

Ou seja, os memes influenciam no mundo de forma muito prática. Considerar histórias como as de personagens de quadrinhos menos relevantes e importantes por serem ficção é subestimar o poder destes memes que estão presentes o tempo todo em nossa cultura e vida. Influenciando desde jovens crianças, até os mais velhos adultos.

E pensar se o Superman é uma história imaginária, assim como TODAS as outras nos da margem para ter dimensão do tamanho do rasgo dimensional que foi sua criação. O quanto suas ações, pensamentos e propagandas influenciaram o mundo pautado na matéria. Essa é realmente uma história imaginária, mas que parasitou a realidade e transformou algumas vidas, pensamentos e alimentou aspectos na alma humana por diversas gerações.

Rac John
Viajando em um túnel infindável de dados, tentando juntar os fragmentos corretos da loucura cotidiana que o mundo produz sob a sombra de caracteres. Meu nome é Rac John, e te convido a se deixar envolver pela loucura.

Deixe um comentário