Leitura da Quarentena #39: GERAÇÕES 1, 2 E 3 (PARTE 4)

Encerrando nossa saga cronológica de Gerações…

2525 (Gerações 3, Enc. 2, Primeira Parte) – Metron enfim descobre um jeito de ativar um tubo de explosão e Superman se voluntaria para atravessar. Agora Superman está de volta depois de 500 anos preso em Nova Gênese. Ele conhece sua neta Lara (Que voltou a ter superpoderes, provavelmente usando o mesmo remédio que o Superman desenvolveu para reverter os efeitos da Kriptonita Dourada). Batman atualiza o Superman sobre o que aconteceu no período em que esteve fora. Bruce tem um caso com Diana (A Mulher Maravilha original). Clark (Neto) e Lois (Bisneta) foram mortos por Luthor quando este envolveu a Terra com Kriptonita (Mais uma tragédia para a casa dos El). Lara sobreviveu porque a época estava sem poderes. Clark revela que a Sonhadora, sua esposa em Nova Gênese, revelou o encontro que Superman teve com Saturnia no passado e que ele havia esquecido por causa dos próprios poderes de Saturnia que os fez esquecer (Lá no início e distante ano de 1925, primeira história dessa 3º parte da saga) e agora tem um ponto inicial para investigar. Superman decide voltar no tempo para entender o que realmente aconteceu. Enquanto isso, Lois e Lana (de 1925) que entraram na nave de Saturnia continua viajando na máquina do tempo, em direção ao futuro, para o Século do qual veio Saturnia.

SUPERMAN RETORNA A TERRA

2525 – PARTE 2 (Gerações 3, Enc. 2, Segunda Parte) – Logo após o Superman sumir indo em direção ao passado (Sim, ele viaja de volta no tempo pô, por onde o fã do Superman andava que não sabia desse superpoder?), Lara e Bruce captam um zumbido. É uma câmara secreta, de onde o Superman ressurge no século 26. Ele tem uma história a contar. Ora bolas, viagem temporal, né? O maluco some num momento, aparece no momento seguinte e meio que vivenciou algo no passado, para quem tá no presente não se passou nem um segundo. Obviamente aqui não tem Teoria das Cordas, mas sim de que eventos no passado mudam o futuro de fato. Por isso Superman estava em um caixão enterrado profundamente, para que sua presença não afetasse eventos que já aconteceram. Superman conta que ao tentar voltar para o ano de 1925, acabou sendo pego numa espécie de vórtice que o arremessou para o Século XIX, nos primórdios da fundação de Smallville, numa espécie de faroeste, onde ele encontra Metron e Scott Free, O Senhor Milagre, que é quem o ajudará a voltar ao futuro, construindo o caixão. Por lá ele também encontra Jonathan e Martha, seus pais ainda jovens. Jonathan tem um acerto de contas com Jonah Hex, sim, ele mesmo – O Caçador de Recompensas – que estava atrás de um foragido. Jonathan e Jonah Hex irão duelar ao melhor estilo faroeste, Clark está tentado a ajudar seu futuro pai, mas é impedido por Metron. Em um tiroteio o vilão que Jonah Hex está perseguindo acaba acertando Martha. Metron a ajuda, trazendo um médico de fora da cidade que a salva, mas ela não poderá ter filhos. Isso foi culminante para a adoção de Clark no futuro.

Em outro canto no futuro, Darkseid, revivido, revela seu plano: ele construirá uma máquina chamada Helicoidal, um instrumento que distorce a estrutura do espaço-tempo. Foi a ação desta máquina agindo durante os séculos que fez com que o Superman fosse parar no Século XIX, o plano de Darkseid é atacar a Terra a partir do futuro, e cada vez mais ir retrocedendo ao passado para que peguem seus adversários cada vez mais (tecnologicamente) fracos. Mas como nós estamos acompanhando desde o início, esses Parademônios estão se dando mal e perdendo fileiras a cada vez que retrocedem, ou seja, eles não estão conseguindo grandes resultados e como o ataque deles parou em 1925, onde houve de fato o confronto final (com o aviso imprescindível de Saturnia). Se os Parademônios tivessem retrocedido mais 100 anos, antes da vinda do Superman, talvez fosse de fato o fim do planeta Terra. Conseguiu compreender o que tá acontecendo ou fundiu o circuito aí?

A JOVEM MARTHA LEVA UM TIRO

2625 (Gerações 3, Enc. 2, Terceira Parte) – A guerra contra os Parademônios foi para o espaço, pois relembrando, a cada 100 anos os heróis já sabem que haverá um ataque maior do que o anterior, pois a cada batalha eles fogem para o passado com cada vez menos numerosos. Nesta história, um Parademônio cai na terra e encontra uma senhorinha cega. Sem entender a debilidade da senhorinha, ele se afeiçoa e se permite ser cuidado por esta senhora e acaba contando a tragédia que se deu no seu planeta natal. A épica batalha entre Órion e Darkseid que fez com que o planeta fosse totalmente destruído. Nesta história vemos que Darkseid previu sua morte e instruiu Desaad a capturar a essência de seu mestre no derradeiro momento, para que pudesse ser revivido no futuro e empreender uma ofensiva a partir do futuro retrocedendo ao passado usando a Helicoidal. Mal sabia o Parademônio que a velhinha cega na verdade era Lara disfarçada (Bisneta do Superman original). Darkseid está consciente novamente. Na última página dessa aventura Lois e Lana, que vieram do ano de 1925 na nave de Saturnia, chegam ao século 29. (Mas ainda resta uma história do século 28 para contar).

O PLANO DE DARKSEID

2725 (Gerações 3, Enc. 2, Quarta Parte) – Metron enfim consegue retirar Nova Gênese do limbo no qual Darkseid havia jogado o planeta muito tempo atrás (Ano de 2225, Gerações 3, Enc. 1, Parte 4), mas estar tanto tempo fora de sua realidade, fora do contato com os poderes da Fonte que provém do universo onde estava o planeta, fez com que os Novos Deuses ficassem enfraquecidos e tivessem sua população terrivelmente reduzida. Mas os Novos Deuses ainda contam com a força dos filhos do Superman (Sim, lembra que o Superman ficou preso lá por um tempo e teve prole?), nesta hora Darkseid aparece e inflige um novo ataque. Metron escapa por pouco e consegue mandar uma mensagem para o Superman avisando sobre o retorno de Darkseid. Superman vai a Nova Gênese só para ver os destroços de um mundo destruído. Em seguida é atacado por seu filho Lar-El, que o responsabiliza pelo infortúnio de seu mundo natal, mas a cidadela celestial sobreviveu e com ela, alguns poucos Novos Deuses. Aqui novamente vemos John Byrne atacando o Superman com requintes de crueldade: A guerra prossegue e Darkseid mata todos os Novos Deuses e também a Sonhadora e os dois filhos do Superman (Lar-El e Vara), deixando apenas ele vivo para sentir essa dor. Já basta Luthor ter feito o que fez no passado, matando Lois e os dois primeiros filhos do Superman, e agora a mesma tragédia com a família que Superman constituiu em Nova Gênese. Muito cruel.

DARKSEID MATA LAR-EL
DARKSEID MATA VARA
DARKSEID MATA SONHADORA

2825 (Gerações 3, Enc. 2, Quinta Parte) – Lois e Lana estão no século 29, o século da Legião dos Super-Heróis. Mas eles não aparecem na história, e sim os nossos heróis de sempre: Superman, Batman (O Imortal) e Lara (A bisneta do Superman), que mantêm sua guerra com os Parademônios. De alguma maneira, o aparecimento de Lana e Lois fez com que Superman, Batman e Lara retornassem ao passado para levá-las para casa. Isso fez com que eles tivessem uma derrota para os Parademônios no futuro, gerando o salto temporal de Saturnia para o passado para encontrar o Superboy (complicado, não?) Ao chegarem no passado, encontram Saturnia debilitada na casa dos Kent. Batman dá um remedinho (milagroso do futuro) e impede a morte de Saturnia. Eles agora têm um plano. A máquina do tempo de Saturnia é invulnerável aos efeitos da Helicoidal, pois o salto de Saturnia foi antes da Helicoidal ter sido acionada, logo, isso criou uma conexão invisível que permite que a máquina possa viajar para o passado e para o futuro, um trunfo do qual os heróis não poderiam se dar ao luxo de deixar passar. Dessa vez os heróis partirão para a ofensiva no século 30, que é onde todo o plano de Darkseid começou, de onde a primeira horda de Parademônios começou a atacar e retroceder a cada 100 anos. (A história tá encaixando agora?). Os heróis chegam no século 30, um mundo em calamidade.

A MÁQUINA DO TEMPO DE SATÚRNIA É INVULNERÁVEL AOS EFEITOS TEMPORAIS CAUSADOS PELA HELICOIDAL

2919 (Gerações 1, Ed. 4, Segunda Parte) – Antes do derradeiro fim, corta para a última edição de Gerações 1, que foi escrita muito antes de saber que essa trama teria suas continuações homéricas. Essa história se passa no ano de 2919 e ela respeita a cronologia da saga. Nada do que foi visto em Gerações 3 está sendo considerado aqui, obviamente e isso será explicado na última trama de Gerações 3 que ocorre no século 30, a batalha final. Superman e Batman estão no espaço relembrando histórias antigas e decidem que o espaço é vasto demais e que deveriam singrar o cosmo ajudando outros povos. Lana Lang aparece (A Imortal Lana Lang, produto de feitiços, poções e fórmulas lhe conferiu a imortalidade e também poderes), O trio de braços dados finaliza essa trama com um ar gracioso.

PÁGINA FINAL DE GERAÇÕES 1

2925 (Gerações 3, Enc. 2, Sexta Parte) – Eis o Século 30. A batalha final, a última história do encadernado 2 de Gerações 3 e de toda esta epopeia. Superman, Batman e Lara, encontram Diana (Sim, ela mesma) e Jordan Kelly (O Lanterna Verde da época) que é muito semelhante a John Stewart. Seu nome é homenagem a Hal Jordan considerado por ele o maior dos Lanternas Verdes (pff…). A batalha faz mais uma vítima: é Lara, bisneta do Superman e esposa de Bruce Wayne (O Imortal Bruce), durante a batalha de Batman com Vovó Bondade, esta destrói uma parte importante da máquina de Darkseid, impedindo o acionamento da Helicoidal, a reação em cadeia faz com que a máquina fique terrivelmente danificada e quando está prestes a explodir, Superman encontra Darkseid para a luta final, e numa explosão TUDO MUDA. Corta para uma nave no espaço profundo, nela temos Bruce Wayne (O Imortal), Lana (Sim, ao que tudo indica é aquela mesmo do ano de 1925 – A Imortal Lana) e Superman de cabelos longos e brancos. Eles estão agindo como embaixadores cósmicos. Bruce e Superman têm déjà vu sobre o que aconteceu. Esse Déjà vu é resultado de 1000 anos de histórias alteradas, um passado de 1000 anos que não existiu ao debelar o plano de Darkseid antes dele ter sido posto em prática. E assim termina a nossa epopéia de Gerações de John Byrne. Muito grandioso.

A BATALHA FINAL ENTRE SUPERMAN E DARKSEID

Espero que a releitura desta história tenha gerado boa leitura para você, assim como foi gratificante para mim, fazer estas resenhas, que é diferente de uma resenha normal. Aqui o intuito sempre foi comentar todos os eventos que esta saga nos apresentou. Ao mesmo tempo que foi prazeroso pra mim escrever, também foi muito laborioso, eu diria que levei mais de 1 ano e meio escrevendo tudo isso que vocês acabaram de ler. Obviamente neste interim, eu não foquei somente nestas resenhas, fiz outras resenhas para este mesmo site. Mas gostaria de dizer que apesar de laboriosa, estas resenhas foram feitas com calma e sem pressa. Acredito que por isso ela tenha sido tão extensa, tão esmiuçada, tudo para trazer ao leitor da Zona a experiência riquíssima que tive ao ler Gerações do Byrne, uma história que certamente merecia uma republicação a altura por parte da Panini.

É isso galera, até a próxima.

Texto por Conde.

Opera Graphica
Papel LWC
Gerações 1, Edições 4
Preços de Capa: R$ 4,90

Mythos Editora
Papel Jornal
Gerações 3, Enc. 2
Preços de Capa: R$ 16,90 (140 Páginas)

#mythoseditora #operagraphica #dc #elseworld #johnbyrne #trishmulvihill #alexsinclair #instacomics #zonanegativa2014 #leiturasdaquarentena

Curtiu essa resenha? Então siga essa Zona nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo! Textos todas as quartas, quintas e sextas.

Instagram: @zonanegativa2014
Facebook: Zona Negativa
Site: zonanegativa.com.br

Minuteman ZN
De vez em quando, um minuteman convidado aparece aqui na Zona Negativa para resenhar um quadrinho, ou para publicar a próxima matéria que irá, por fim, explodir sua cabeça, subverter a realidade e nos levar ao salto quântico para o próximo nível dimensional. Não sabemos exatamente quem são essas pessoas, a não ser que elas abram mão do anonimato e decidam assinar seus verdadeiros (??) nomes ao final do texto. Mas francamente, 'quem' elas são não é o preocupante. Preocupe-se com as palavras delas, que rastejam lentamente para dentro da sua cabeça. Todos são minutemen. Ninguém é minuteman.
O grande irmão está de olho em você. Aprenda a ser invisível.

Deixe um comentário