Resenha Relâmpago: NOITE DE TREVAS – METAL VOLUME 1

Desde os primórdios dos tempos, algo sombrio vem se infiltrando no Universo DC. Usando poderosos e raros metais como veículo, essa força maligna aguarda o momento certo para atacar e destruir tudo o que conhecemos. Agora, o Batman corre contra o tempo para evitar o pior, porém tem que lidar com uma realidade cruel: Nem todo seu lendário conhecimento parece ser capaz de deter esse mal. Alianças improváveis terão que ser feitas, combates impossíveis serão travados. E o futuro nunca mais será o mesmo.

Scott Snyder segue com poderes de arquiteto do atual Universo, ou melhor, Multiverso DC e ao lado do roteirista James Tynion IV, que também não é lá essa coca cola toda, entregam mais “uma mega saga que promete abalar as estruturas do Universo DC” (Mês sim, mês não se usa essa frase nas grandes editoras rs). Noites de Trevas – Metal mexe com a cronologia da DC, relacionando o metal enésimo, das páginas de Gavião Negro, os anéis dos Lanternas Verdes e outros metais raros do universo DC, em uma trama rocambolesca que envolve elementos criados por Grant Morrison em Batman, como o “deus” Barbatos, o Multiverso DC, também escrito por Morrison, e tenta dar uma maior importância para o coitado do Duke, o mais recente Robin, criado pelo próprio Snyder. Existem também referências à Crise nas Infinitas Terras e mais um capítulo da novela dos múltiplos Coringas, uma idéia que a DC levantou e agora não sabe bem como desenvolver e que foi passando de roteirista para roteirista, feito batata quente. Tudo isso envolvido em uma temática “ishperta”, pra atrair a molecada, linkada ao Heavy Metal. Acho que desse ponto de vista “estratégico”, saiu pela culatra: A molecada não tem curtido muito metal atualmente, e uma HQ cujo título me faz pensar no vocalista Detonator da banda de Comic Metal Massacration, gritando “MÉTÁÁÁL!!!” é meio difícil de levar a sério.

Fico fascinado com os recordatórios de Snyder, que conseguem ser imensos, e ao mesmo tempo comunicarem tão pouco ao leitor. Um mestre na encheção de linguiça, um embuste nos comics americanos nunca visto desde Jeph Loeb, que só trabalha bem quando tem o Tim Sale perto pra dar uns cacetes nele e mandá-lo escrever direito. Ah, falando em Loeb, lembram dos robôs gigantes de Batman e Superman do Loeb? Pois bem, e se eu dissesse que aqui Snyder cria um momento igual com robôs da Liga da Justiça à la Tokusatsu/Voltron? Precisa falar mais? Queria gostar, mas tá difícil. As ambições de Snyder não estão à altura de suas habilidades…

Ah, nesse primeiro volume vemos também a participação especial de Lorde Morpheus/Daniel, a.k.a. Sandman, o Sonho em pessoa (#snyderapelao). E ainda por cima tem os Batmen alternativos do mal, a partir do próximo volume. Vamos ver no que isso vai dar, né…? (#snyderapelao2)

Noites de Trevas: Metal ainda não disse bem a que veio nesse primeiro volume. Pode melhorar, pode piorar muito, pode não levar a lugar nenhum e não fazer nenhuma diferença na atual cronologia DC. Mas como entusiasta da DC Comics sou obrigado a dar mais uma espiada, sem desviar o olhar, mais ou menos como aquele acidente de trânsito pelo qual você passa perto: Você sabe que vai ser feio, mas tem que olhar. Depois não digam que não avisei…

Compila Dark Days: The Casting, Dark Days: The Forge e Dark Nights: Metal #1.

116 páginas. Capa cartonada. R$ 20,90.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz é um dos Grandes Antigos da Zona Negativa, ou sejE, um dos membros fundadores, e decidiu criar o blog após uma experiência de quase-vida pela qual passou após se intoxicar com 72 tabletes de vitamina C. Depois disso, desenvolveu a capacidade de ficar até 30 segundos sem respirar debaixo d’água, mas não se gaba disso por aí.

Ele também tem uma superstição relacionada a copos de cerveja cheios e precisa esvaziá-los imediatamente, sofre de crises nervosas por causa da pilha de leitura que só vem aumentando e é um gamer extremamente fiel: Joga os mesmos games de Left For Dead e Call of Duty há quase 4 anos ininterruptos.

Eduardo Cruz vem em dois modos: Boladão de Amor® e Full Pistola®.

Deixe um comentário