Resenha Relâmpago: SURFISTA PRATEADO – NOVO ALVORECER

Com o lançamento do filme da Capitã Marvel, mais uma vez os olhares se voltam para o cenário cósmico da Marvel. Quando se fala do cenário cósmico da editora aposto que já vem a sua mente coisas como Guerra Infinita e Aniquilação. Sim, os grandes eventos envolvendo esse cenário são bem chamativos, mas Dan Slott (O Espetacular Homem Aranha, Poderosos Vingadores) e Michael Allred (Madman, iZombie) decidiram seguir por outro caminho e isso fez toda diferença para a deliciosa leitura que é Novo Alvorecer.

De cara somos apresentados a Dawn Greenwood, uma jovem terráquea em viagem pelo espaço com o Surfista. Ele está visivelmente tentando impressionar a jovem com as grandes belezas do Universo. Entretanto ela não parece tão satisfeita com todo aquele show alienígena. Daí ela mostra ao seu guia que o importante para ela não é ver algo grandioso, mas sim algo que possa compartilhar com ele, coisas que sejam novidades para ambos e não apenas algo grandioso. Agora como descobrir algo nesse universo que o ex-arauto de Galactus não tenha visto ou conhecido? Parecia esse ser o desafio dele, mas antes, quem é Dawn Greenwood?

Dali em diante, a história de Dawn é contada dando referências importantes para compreender a postura e escolhas da personagem no decorrer da história. Vemos a infância com sua irmã gêmea, Eve. Conhecemos sua personalidade e como ela e a irmã enxergam o mundo de maneiras bem diferentes. Tudo isso constrói o que se dará a seguir. Em uma de suas viagens antes de conhecer a terráquea, o Surfista se depara com um pedido de ajuda que acaba colocando Dawn em seu caminho. Quando a jovem vai parar no meio do espaço é que a trama fica mais divertida e inusitada com diversos momentos de alívio cômico muito bem utilizados e choques culturais entre ela e outros alienígenas.

A relação entre Norrin (Surfista) e Dawn é um primor a parte no roteiro. Eles tem uma interação dinâmica e bem divertida. É engraçado ver como um ser extremamente poderoso, com toda gama de recursos que os poderes cósmicos lhe proporcionam, consegue ser surpreendido e as vezes até estar intimidado diante de uma jovem humana. Slott e Allred conseguiram transpor para as páginas uma relação que é tão fluída que você desenvolve naturalmente um “apego” pelos dois como casal. Ele tem o poder de mostrar todo o universo para ela e ela tem o poder de redefinir todo esse universo para ele.

Mas como uma boa história cósmica não poderiam faltar entidades cósmicas, trajes de combate, um planeta resort, um vilão sedento por poder e uma espada que pode rasgar o tecido da existência! O traço de Allred completa perfeitamente o clima da aventura e essa pegada cósmica cheia de cores e diferentes raças. Allred tem facilidade em lidar com a diversidade de cenários como esse. A dobradinha com a esposa Laura Allred, como colorista, também é um sucesso de longa data, presente em diversos trabalhos.

O Surfista ganhou este novo título em 2014, como parte da nova linha editorial na época, a All-New Marvel Now (Totalmente Nova Marvel), e a série foi campeã de um Premio Eisner, o “oscar dos quadrinhos”. Em Novo Alvorecer, Slott/Allred entregam um texto excelente, com ótimas tiradas, um humor na medida certa e a certeza de que não precisamos de grandes eventos para termos grandes histórias quando o assunto é o cenário cósmico da Casa das Ideias.

Editora Panini (Marvel Comics)
Compila as edições 1 a 5 de Silver Surfer (2014) e uma história da edição 1 de All New Marvel Now! Point One.
Capa dura, 128 páginas, R$ 37,00

Pedro Rodrigues
Perdido na vida há trinta anos, sem vocação pra ser "cult" e fã dos escritores britânicos. Estuda tarô, cabala, hermetismo, magia do caos e teoria da Mãe Piruleta que traz seu amor em três dias em território nacional. Em meio a tudo isso descobriu seu animal de poder, uma lontra albina. Lendo de bula de remédio a Liber Null e Necronomicon, seu propósito com a escrita é esvaziar a mente e evitar com isso a perda do seu réu primário.

Deixe um comentário